Novas regras para CNH
O Conselho Nacional de Trânsito (Contran) baixou uma resolução em novembro de 2009, já em vigor. Consta no documento publicado no Diário Oficial da União, entre outras coisas, que a CNH só poderá ser renovada durante o prazo de no máximo 30 dias após o vencimento da mesma.
Após este prazo, a carteira é cancelada automaticamente e o condutor será obrigado a prestar todos os exames novamente: psicotécnico, legislação e de rua, tal qual uma pessoa que nunca tirou carteira.
Fora a multa, o custo para tirar novamente a CNH fica em torno de R$ 1.200 e a pessoa ainda terá que esperar de 2 a 3 meses. As mudanças começaram a valer no dia 1º de janeiro deste ano.
Outra novidade está na carga horária do curso teórico, que passa de 30 para 45 horas/Aula. A do prático, de 15 para 20 horas/aula. Serão incluídos novos conteúdos.
Também deverá ser retirada da embalagem plástica que normalmente acondiciona os extintores no interior dos veículos. O extintor de fogo do carro - obrigatório - tem que estar livre do plástico que acompanha a embalagem. No caso de um policial verificar que o extintor está protegido pelo saco plástico, o motorista será autuado (cinco pontos na carteira e mais R$ 127,50 de multa).



